domingo, 4 de fevereiro de 2018

Casca

Existe um tipo de esforço que a gente pode fazer e um outro tipo que deixa a gente sem fôlego.

***

Eu sou a primeira a dizer pra qualquer um: " as pessoas só fazem com a gente aquilo que a gente permite" e tô aqui às voltas com situações em que só fico: " ai, meu deus, tão triturando o meu coração!" Daí que de todos lados têm surgido uns puxões de orelha, do tipo " minha filha, é você, é seu coração, se posiciona, se protege". Às vezes, a gente coloca o coração na máquina de triturar e acha que é assim que se garante o amor.  E é tão confortável ser aquela que sofre porque você pode simplesmente dizer: "olha,mas eu tô aqui fazendo tudo que posso!" Eu não quero mais ser assim. Quero perceber logo quando eu estiver sendo assim.

Alguém disse pra minha amiga (mas poderia ter dito pra mim também) que ela se esforçava demais. E pra que se esforçar tanto? Por que achar que precisa se esforçar tanto?

Disseram pra mim que é preciso colocar limite, criar casca.

E eu entendo tudo  isso como necessidade de amadurecer, de ter consigo o cuidado que as pessoas às vezes não têm.  Só a gente sabe o que sente, o que aguenta, o que dói, onde dói.  Se encontra quem tem cuidado com tudo isso, ótimo. Se não encontra, tem que saber dizer: olha, toma cuidado aqui comigo! Olha, não passa desse ponto aqui. Eu não sei fazer isso. Ou fico defendida feito um cão feroz, ou acho que o cuidado é inerente ao amor. Me sinto até idiota escrevendo isso.  

***
"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria  como menino, mas logo cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino" (1 coríntios 13:11)

Talvez eu esteja desvirtuando o sentido do versículo, , mas a mim sempre pareceu que Paulo estava falando sobre amadurecer.


  

Um comentário:

  1. Eu adoro pegar surgimentos de novos blogs. Geralmente vem com essas novas perspectivas de vivências, dores, amores. É o reconstruir que às vezes a gente precisa quando não se muda fisicamente de um lugar. Adorei seu jeito de escrever <3

    Acho que vestir uma casca pode ser bom, mas pode ser ruim porque te priva de sentir as coisas. Falo isso como uma pessoa que já se entregou demais, já sofreu também e já se permitiu sentir milhares de coisas. E sempre foi engrandecedor no final, por mais dolorido que fosse. Claro, se tá rolando abuso e insanidade por causa da pessoa que você se relaciona (e aqui falo amigo), escuta as pessoas ao seu redor e tenta sair dessa e procurar apoio, mas se isso é um medo de abrir para o novo, não deixa a casca te paralisar. No processo você vai aprendendo a dosar o dar e receber até que as coisas se alinhem.

    Beijo :)

    ResponderExcluir