domingo, 25 de fevereiro de 2018

História

* eu não acho que seja spoiler o que escrevi sobre This is us, mas  pode ser que pra você seja, então cuidado com a terceira parte do post.


Tenho um tio de quem não gosto. É uma pessoa que nunca fez nada pra que eu gostasse. Na verdade, só fez o contrário. No período em que minha vó esteve internada, perto de morrer, esse tio esteve na minha casa num domingo em que eu ia visitá-la. Ele foi dizer que não podia ir ao hospital porque precisava usar aquele dia de folga pra terminar uma obra em casa - a casa dele está em obra desde que me entendo por gente. Eu não acreditei no que ouvi: a mãe dele estava morrendo no CTI - todos sabíamos que ela estava morrendo, só não falávamos em voz alta - e a prioridade dele era cimento, tijolo, uma parede, sei lá o quê. Saí de perto antes que ouvisse mais daquela ladainha, mas no caminho pro meu quarto, ainda ouvi a frase mais preguiçosa e abominável: me mantenha informado. Prefiro ser surda a ouvir isso. Mais tarde, antes de eu sair pro hospital, minha mãe me pediu pra ligar pra esse meu tio contando como minha vó estava. Ela fez esse pedido só por pedir, eu acho, porque sabia que a minha resposta seria a que dei: Não vou ligar. Se ele quiser que me ligue, tem o meu número.  Algum trabalho  tem que ter, nem que seja gastar crédito do celular.

Ele não ligou. Minha mãe  ligou pra ele no dia seguinte.

***

Minha tia era casada com um homem que sempre considerei um tio e que sempre me tratou como sobrinha. Esse homem existia na minha família antes de eu nascer e nós convivemos de perto até o dia em que morreu. Os últimos 7 anos da vida dele não foram fáceis. Ele passou de um homem que bebia de modo aceitável a uma daquelas pessoas que não tomam banho, não se alimentam, só vivem para o vício. Minha tia sofreu muito durante esse período. É interessante como a condição do meu tio e o sofrimento que provocou se tornaram um tabu na minha família e entre as pessoas próximas. Eu, já adulta, levei muito tempo pra entender o que estava acontecendo. Minha vó, que gostava muito do genro, dizia que meu tio estava se excedendo um pouco na bebida. Mas as pessoas de fora não eram tão afeitas a eufemismos. Uma vez em que uma vizinha que morava no bairro há pouco tempo perguntou pra minha tia por que ela era tão dedicada àquele homem que só estava fazendo merda. Eu estava perto e fiquei chocada. A mulher é uma pessoa boa, que muitas vezes prestou ajuda, as palavras dela não eram cruéis. Ela só não conseguia entender.

A resposta da minha tia foi exatamente o que pensei na hora: " Ele nem sempre foi assim..."


***

É muito difícil escolher um personagem favorito em This is us; a história é contada de modo que a gente goste tanto daquelas pessoas. Mas se eu tivesse que escolher alguém admirável, escolheria Beth. Todo mundo quer ser fibrosa, esperta, linda como a Beth, né? E eu adoro como ela não é fã de Kevin, porque meu coração se derrete pelo Kevin, não só porque o ator é lindo, mas sobretudo porque ele é  um sujeito todo quebrado que se esforça tanto pra ignorar a dor. Tenho vontade de fazer com que Kevin o que a Kate faz. Mas a bem da verdade, se não fossem aqueles flashbacks, se não conhecesse a criança e  o adolescente que ele foi, eu teria a mesma  boa vontade que Beth tem com ele: nenhuma. Convenhamos, Kevin é o cunhado mala.

No episódio em que Kevin está na clínica, Beth e Toby ficam reclamando do quanto Randall e Kate são condescendentes com o  Number One. Beth, aliás, já tinha demonstrado ao longo de todo episódio toda sua contrariedade em dar apoio ao cara que colocou a vida da filhinha dela em risco. Então Miguel surge na conversa com uma fala que diz tudo: só Rebecca e os filhos sabem todo o caminho que percorreram juntos.

Desde que vi esse episódio, essa cena fica aqui  me catucando. Nunca entendi por que minha mãe sempre teve boa vontade com o irmão dela. Ela me dizia: "ah, mas ele é seu tio..." E essa frase nunca me disse nada. Talvez se ela dissesse "ele é meu irmão", eu tivesse entendido antes. 

O amor também é história, né?

6 comentários:

  1. E o desamor também viu. Por isso que eu tenho tanto respeito pelos amores quanto pelos desamores. "Mas por que você não gosta dele? Ele trata todo mundo tão bem" nunca é uma frase que eu use pra justificar nada. Porque a resposta óbvia é "Todo mundo. A mim não". Relações e suas incompreensíveis dinâmicas....

    ResponderExcluir
  2. Tem vezes que me pergunto a mesma coisa. Minha mãe é mestre em se envolver nos problemas dos irmãos dela e tentar resolver tudo. Ela paga um preço caro por isso que são as noites de insônias dela tentando ajudar todo mundo e 24 horas por dia preocupada com coisas que fogem do seu controle, mas ela nunca se arrependeu de se meter nesse tipo de situação. Inclusive sempre fala "você nunca será capaz de deixar um irmão seu com dificuldade".

    Já me peguei pensando MUITO sobre isso. Eu tenho um irmão e ele é problemático em diversas situações e simplesmente não tenho paciência nenhuma pra lidar com a preguiça e os perrengues dele, mas quando menos percebo, estou lá dando aulas de todas as matérias pra ele, preocupada com agendas e horários da escola de um menino de 15 anos que não toma a responsabilidade de jeito nenhum.

    Família, né, vai entender.

    http://pinkismycollor.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. eu fiquei pensando porque eu não tinha comentado esse post e as lágrimas ardendo me relembraram os motivos.

    ResponderExcluir
  4. 1. Amo This is us
    2. Nao tenho saco pro Kevin
    3. Mas amei a comparação

    ResponderExcluir